Onde Estamos?

R. Prof. Vanda Pavanelli Camargo, 23 Limeira.SP

Telefone:

(19) 3446-8590

E-mail

cta@ctaequipamentos.com.br

ROLETE PARA ESTEIRA

Tudo o que você precisa saber sobre o rolete para esteira, item mais importante de sua estrutura e que auxilia na produtividade de sua empresa.

Um elemento que faz parte de uma esteira transportadora é o rolete para esteira. Ele é utilizado para dar tração à esteira, sendo a parte mais importante de sua estrutura. Ele está disponível em diversos tipos e tamanhos para diferentes funções específicas.

É sempre importante se atentar na compra de um rolete de qualidade e em sua constante manutenção, afinal, muitos são utilizados em esteiras que fazem o transporte de cargas pesadas e problemas no rolete podem afetar toda a produção. Conheça melhor sobre a estrutura de um rolete e os tipos mais comuns utilizados:

Estrutura de um rolete

  • Corpo: O corpo do rolete é constituído por um tubo de aço, em que suas dimensões são projetadas de acordo com a necessidade. Na estrutura do corpo, a sede deve possuir estrutura rígida, resistente e de acordo com a carga máxima a ser utilizada.
  • Eixo: O eixo é o elemento que irá sustentar a estrutura do corpo, de forma que suas dimensões também são projetadas de acordo com a carga.
  • Sistema de vedação e lubrificação: O rolete deve contar com um ótimo sistema de lubrificação e vedação, recomendando-se um sistema de lubrificação permanente e seguindo-se as normas vigentes.

Tipos de rolete para esteira

Sendo encontrados no mercado em diversos modelos, é essencial que no ato da compra de um rolete se saiba o modelo certo para sua respectiva função. Dentre os modelos mais comuns, tem-se:

  • Rolete guia: Geralmente utilizado nos trechos da esteira onde há maior carga ou também no retorno da esteira para mantê-la alinhada e evitar o desgaste.
  • Rolete de carga: Possui a função de promover o deslizamento das correias, tolerando a carga presente. Existe nas versões pesada, média e leve e em diferentes materiais em seu revestimento para otimizar sua resistência e vida útil.
  • Rolete de retorno: Fica responsável por sustentar a correia no seu retorno, de forma a amortecer o impacto causado pela carga pesada. Ele pode possuir alguns anéis de borracha que proporcionam a aderência da correia em seu retorno.
  • Rolete de impacto: É responsável por absorver o impacto da carga sobre a correia, devendo ser muito resistente e contando com materiais de borracha em sua superfície para aumentar a aderência.

Investir em um rolete de qualidade possibilita um alto custo-benefício, contando com variedade, durabilidade e otimização do processo. Contando com uma empresa especializada, pode-se gerar ainda mais vantagens para quem consome.

CTA Equipamentos

Desde 1990 atua no segmento de construção de máquinas e equipamentos, Engenharia Mecânica, Elétrica e Automação para movimentação de materiais, a CTA Equipamentos possui produtos fabricados sob encomenda, sempre inovando para melhor atender seus clientes.
Além de todo o território nacional, a CTA também atende clientes em países do Mercosul. Fundada em 1992, possui sede própria com 1800m² de área total, sendo 1200m² de área coberta em excelente localização, situada em ponto estratégico e de fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Washington Luiz.
Empresa comprometida com a qualidade dos seus produtos, atendimento e desenvolvimento de parceria, tendo como prioridade atender seus clientes com a máxima flexibilidade, oferecendo soluções dentro de suas expectativas.

Entre em contato com a CTA e peça um orçamento dos melhores equipamentos industriais.

Clique aqui e entre em contato via e-mail.

Deixe um comentário